Projeto REDOME no C-HUPES (24 e 25/07/2008)


O Rotaract Club Bahia Norte em parceria com o Complexo Hospital Universitário Professor Edgard Santos (C-HUPES) deu mais um importante passo no projeto REDOME.

Há alguns meses, o clube promove palestras nos meios rotários tratando da importância de se aumentar o número de cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), chegando a mobilizar todo o clube para um dia de doação de sangue e medula óssea no HEMOBA.
O projeto busca sensibilizar as pessoas para o cadastro voluntário, para os indivíduos saudáveis entre 18 e 55 anos, com doação de apenas 10 mL de sangue, que serão analisados em laboratório para verificar a compatibilidade do sangue com os possíveis receptores. Estes receptores são portadores de diversas doenças, como leucemias, e necessitam de uma nova medula para o tratamento de suas respectivas doenças. Caso haja compatibilidade entre doador e receptor, o HEMOBA entra em contato com o doador para a possível doação.

Antes de o projeto ser realizado, foi feita aula expositiva com o Dr. Marco, hematologista do hospital, para tirar as dúvidas dos membros, já que a função dos companheiros seria a abordagem direta.


Nos dias 24 e 25 de julho de 2008, os membros do clube estiveram no C-HUPES, abordando os funcionários do hospital para a importância de se aumentar o cadastro, com a presença física dos membros, além de banner, panfletos e aula disposta em apresentação de slides, e convidando-os para realizarem o cadastro voluntário em um posto temporário.

Estimou-se cerca de 100 voluntários para a doação. Fomos surpreendidos com a feliz notícia que cerca de 220 pessoas fizeram o seu cadastro no C-HUPES, além de um número de pessoas não calculado que preferiu fazer seu cadastro no HEMOBA.

Além disso, tivemos a cobertura de um jornal impresso local e de um noticiário televisivo nacional, o que contribuiu para divulgar a ação e, embora não tenha mostrado o Rotaract como foco das ações, tivemos nosso nome citado como parceiros no projeto.


Este foi um dos maiores projetos do nosso clube e todos tiveram a satisfação de saber que puderam ter uma ação que pode ser decisiva na vida de muitas pessoas.